Coordenador : Danilo Marcondes de Souza Filho
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389456.2199.358168.24022023
Departamento/Setor: GFL
Área Temática : Cultura
Tipo: Programa
Publico Alvo : Nosso público alvo é os estudantes do ensino médio e seus professores. Os alunos de qualquer nível da universidade e seus docentes que tenham temas não eurocêntricos.
Local de atuação: Trabalharemos como Sede Niterói e suas escolas abrangentes. Também, realizaremos viagens junto com os alunos para apresentar a UFF e atividades durante o dia, escolas como em: Realengo e São Gonçalo. Nosso intuito não é só trabalhar com as escolas ao redor da UFF, mas também, as que se encontram mais afastadas.
Objetivo
As metas do presente programa envolvem a promoção de atividades de integração entre estudantes do ensino médio e universitários incentivando trocas de diálogos e experiências. Assim, oferecemos atividades práticas que envolvam práticas pedagógicas intrinsecamente de autores como: Paulo Freire e Rancière. Sendo assim, proporcionaremos aos estudantes do ensino médio o acesso a tecnologias disponíveis dentro da universidade, como: a Biblioteca do Gragoatá e as salas de informática dos institutos. Por fim, estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o futuro escolar. Como metodologia, iremos realizar encontros e atividades em grupo durante a visitação dos alunos à UFF fomentando trocas de ideias e diálogos para que incentive esses estudantes a entrarem em uma universidade e eles saberem o que ela pode oferecer para eles. Da mesma forma, realizar visitas guiadas à faculdade, permitindo que os estudantes conheçam a estrutura da instituição. Para encerrar, realizaremos palestras em conjunto com bolsistas do PIBIC e estudantes do ensino médio. Esse processo foi idealizado através das obras Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire e O mestre ignorante, de Jacques Rancière, pois a junção das citações torna possível a existência de um processo de aprendizagem emancipatório e popular.
Resumo
O presente programa foi proposto diante da necessidade de integração dos estudantes do ensino médio à universidade. Essa importância é multifacetada, e provê uma experiência pré-universitária pois, apenas dessa forma, consegue-se construir uma relação de pertencimento com a universidade e um melhor entendimento de sua funcionalidade e atuação. E, ao adquirirem a noção das oportunidades que lhes são oferecidas nesse ambiente, estaremos motivando os alunos a seguirem o caminho acadêmico que as instituições tanto promovem e a investirem em seus estudos e futuro. Além disso, contamos com voluntários que atuam na melhoria desse programa, participando e atuando em eventos presenciais e online; trazendo bolsistas, pesquisadores e estudantes de escolas públicas para dialogarem entre si e trocarem experiências de aprendizagem. E, com o departamento de Filosofia fornecendo certificados, a fim de gerar créditos complementares aos estudantes, vemos como um dos objetivos principais a permanência do vínculo da Universidade Federal Fluminense através da PROEX.